Deni Zolin

Empresário de Santa Maria preside rede nacional com 434 supermercados

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">

O presidente da Rede Super de Santa Maria, Ibanês Bertagnolli, assumiu este ano a presidência da UniBrasil, uma associação nacional composta por 8 redes de negócios e 5 empresas, totalizando 410 supermercados e 24 atacarejos.

A UniBrasil está presente em 11 Estados (RS, SC, PR, SP, MS, ES, BA, RN, CE, PA e MT), empregando 21,6 mil funcionários em 157 cidades do país. Juntas, essas lojas têm 3.054 caixas de atendimento e área de venda de 327 mil metros quadrados. Esses números dão a dimensão do potencial de compras da UniBrasil.

Marca nacional de lingerie abrirá em Santa Maria e tem seleção de empregos

Segundo Ibanês, há 18 anos, a UniBrasil surgiu como um comitê das centrais de negócios dentro da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na sede da entidade, em São Paulo. Há quatro anos, virou uma associação independente e que já vem atuando com compras conjuntas e outras ideias unindo esforços e aproveitando o potencial do grupo.

Ibanês conta que, como as negociações envolvem todo o grupo, a UniBrasil têm conseguido políticas comerciais diferenciadas que envolvem não somente preços, mas mix de produtos, lançamentos, abastecimento com menos rupturas, dentre outras coisas, e firmando com isso uma parceria ainda maior com a indústria fornecedora.

- Certamente, quando somos vistos como um grupo, nós nos diferenciamos das negociações feitas de forma isolada. Mesmo com algumas dificuldades em função da situação geográfica, damos atenção especial a compras em conjunto - diz ele, o que ajuda a obter descontos nos preços.

Azul divulga preço das passagens aéreas para Porto Alegre

A UniBrasil tem associados em 11 Estados, inclusive na região Norte, o que acarreta uma certa dificuldade logística.

- Por isso, a associação busca, primeiro, fornecedores de abrangência nacional, com políticas comerciais nacionais benéficas a todos, até porque precisamos respeitar as características regionais, marcas que são fortes regionalmente, mas de fabricantes nacionais. Exemplo disso são as cervejas, que se diferenciam não só em marcas, mas também em embalagens, conforme a região - conta Ibanês.

O próximo passo será ter produtos de marca própria da UniBrasil, o que deve ocorrer até a metade de 2021 e já está sendo definido com apoio de empresa de consultoria. Outra vantagem será a produção em grande escala.

- A ideia é termos produtos de qualidade com marca própria, definindo um padrão de qualidade e com preços mais baratos do que marcas líderes - afirmou Ibanês.

Ele conta que a troca de experiências também gera aprendizados, como produtos que são muito vendidos em outras regiões do país e que podem ser oportunidades de negócios aqui, pois o consumidor daqui nem sabe que existe.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ideias que não vingaram, como Google Glass e outras Anterior

Ideias que não vingaram, como Google Glass e outras

Azul divulga preços das passagens de Santa Maria para Porto Alegre Próximo

Azul divulga preços das passagens de Santa Maria para Porto Alegre

Deni Zolin